PACTOS&IMPACTOS

Páginas

26/09/2011

A ITAISA ENFIM VENDIDA...



EXCLUSIVO

Por photossintese



Uma tentativa que estaria caminhando para cinco anos desde quando os trabalhadores receberam por conta de passivos trabalhistas não honrados com o fechamento da Itaísa.






A sede da extinta empresa Itaísa, localizada no Distrito Industrial de Ilhéus, arrematada por R$ 7.0000.000,00 pela Empresa Amazon Bahia.


O desfecho aconteceu na última semana e foi intermediado pelo escritório de negócios Facão& Brito e os representantes dos condôminos: o síndico do Condomínio Heraldo Oliveira Fraga Filho e o escritório do advogado representado pelo Sr José Carlos de oliveira. O valor, depois da apuração de despesas será destinado, de forma proporcional a cada caso, aos 149 ex-funcionários da empresa, por conta de passivos trabalhistas.




O Empresário Nilton Cruz que sabe identificar uma boa oportunidade de negócios, não vacilou e na última semana conseguiu arrematar a Itaisa, resolvendo uma situação social caótica e deixando este patrimônio nas mãos de um legitimo ilheense. O mesmo agora planeja a melhor forma de reativar aquela estrutura que ficou quase vinte anos parada.

O empresário que também é favorável ao complexo Intermodal, confessa que sua decisão em adquirir a Itaisa foi por que acreditar no futuro desta região como um polo de desenvolvimento.







Entendo o processo


A fábrica, que era acionista majoritária do grupo Coopercacau, fechou as portas em 1995, após cinco anos de funcionamento. Antes do baixar das portas, viu-se um extenso período de crise e o acumular de dívidas.

Os funcionários, a partir de então, moveram ação judicial para receber as dívidas trabalhistas. O processo, movido pelo Sindicacau, se arrastou ao longo de anos, até que em 2006 foi determinada a adjudicação (troca dos débitos pelo patrimônio da indústria). A decisão de os trabalhadores se apossarem da fábrica se deu após quatro leilões. A partir desta data eles já venderam os bens móveis e restou apenas a estrutura.


A Itaisa

Trata se de um conjunto industrial com terreno medindo 115.300 m2 situado no distrito industrial de ilhéus km 4, 5 rodovia ilhéus / uruçuca. Contendo : bloco 02 edifício principal da produção com 7.581 m2, bloco 03 edifício das caldeiras 270 m2, bloco 04 edifício dos serviços sociais (refeitório, cozinhas, banheiros, laboratórios, enfermaria, chuveiros. Etc.)em dois pavimentos com 432 m2 cada. Bloco 05 administração em três pavimentos com total de 2.000, 43 m2, bloco 05-a entrada de água e força com 53, 50 m2, bloco 06 destinado a estocagem de matéria prima com 5.040 m2, bloco 07 armazém destinado aos produtos finais com 4, 680 m2, bloco 08 castelo d´água em concreto armado capacidade 268.000 litros, bloco 09 guarita e balança (toledo)capacidade para 60 toneladas área de 18, 00 m2. Total construído sem o castelo d´água (não foi levantada) 20.542, 63 m2 obs. A industria possui fonte de água própria possível de ser usada para consumo (potável).

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."