PACTOS&IMPACTOS

Páginas

09/06/2010

Geraldo Simões lança na Câmara o Manifesto Pró Porto Sul


O deputado federal Geraldo Simões lançou um manifesto em defesa do Complexo Intermodal, que inclui a construção do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste e de um aeroporto em Ilhéus, além da implantação de uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) no Sul da Bahia. No manifesto, o deputado destaca que após 30 anos de crise atingindo a principal atividade econômica da Região do Sul da Bahia, a Lavoura Cacaueira, pela primeira vez os Governos Federal e Estadual abrem novas perspectivas de desenvolvimento para a região.

Simões cita que novas oportunidades, sem precedentes, surgem para nossa Região, como o Terminal do GASENE (Gasoduto Sudeste Nordeste), recentemente inaugurado em Itabuna, que será ligado ao futuro Gasoduto da BAHIAGÁS, chegando ao Centro Industrial de Ilhéus; as obras da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) que se ligará à Ferrovia Norte-Sul em Figueiropólis-To, atravessando todo o estado da Bahia, terminando em um novo porto na Ponta da Tulha; a ZPE e o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus.

“O conjunto destas obras é o ideal para que nossa sociedade possa dar início à reconstrução do seu patrimônio social, econômico e financeiro. Acreditamos que a implantação de todos esses empreendimentos deva ser discutida com urgência e responsabilidade. Defendemos o Complexo Intermodal, combinado com a utilização sustentável do meio ambiente, ou seja, que ele seja explorado de forma consciente, racional e equilibrada”, diz o parlamentar.

Geraldo Simões acredita que preocupar-se com a natureza é um dever de todos nós. “Todavia, nossa população vive sem perspectivas de futuro, em situação de pobreza e falta de qualificação profissional. Muitas famílias vivem de assistencialismo e não tem a menor condição de se auto-sustentar”, diz. Segundo ele, “não podemos embarcar em uma falsa visão dualista que coloca as populações entre a alternativa de promover o desenvolvimento ou preservar a natureza. O verdadeiro desenvolvimento sustentável tem que garantir as alternativas viáveis para a sobrevivência humana com dignidade, ao mesmo tempo em que cria alternativas de preservação da natureza e seus recursos”.

“Nem a riqueza gerada através de atividades predatórias, nem a miséria e o atraso convêm à humanidade. Venho manifestar meu apoio à manifestação pública marcada para o próximo dia 10, às 15 horas e participação por entender que é possível desenvolver nossa Região respeitando o Meio-ambiente e trazendo avanços sociais para o nosso povo, e não apenas a riqueza para uma minoria. Sim ao Porto, Ferrovia e Aeroporto. Sim ao desenvolvimento social e ambientalmente sustentável”, finaliza Geraldo Simões em seu manifesto.

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."