PACTOS&IMPACTOS

Páginas

14/12/2010

Pescadores recebem curso de mecânica marítima

foto: Ed Ferreira



Diversos pescadores baianos poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade a partir do natal. Os profissionais estão participando de um curso de Mecânica de Motores Marítimos, que irá ajudá-los a resolver problemas antes das viagens ou mesmo emergências em alto mar. As aulas são fruto de um convênio entre o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Bahia Pesca. A primeira turma começou com 16 alunos. As aulas começaram na segunda-feira (13/12) e vão até o dia 23. Em seguida  será aberta vagas para outros pescadores, Quem confirma é o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que participou da aula inaugural. A carga horária do curso esta prevista para 100h.
O conhecimento adquirido servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a auto-estima dos pescadores, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras, além de abrir um leque profissional novo. Quando um motor quebra em alto mar causa um verdadeiro transtorno, com este curso aumenta à confiança dos pescadores em alto mar. A primeira turma chega a Ilhéus no dia 19 de dezembro e estará aportando no terminal de pesca na Baia do pontal, já em obras. A turma tem (4) pescadores de Ilhéus, além de Santa Cruz de Cabrália, Canavieiras, Prado, Cumuruxatiba, Remanso e Sobradinho.
Entre os temas das aulas estão os princípios de funcionamento dos motores, componentes do sistema, gases de escape, dentre outros.

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."