PACTOS&IMPACTOS

Páginas

07/02/2011

Mais uma descoberta bilionária de João Cavalcante


 Noite de brinde para descoberta bilionária
A capacidade que tem o geólogo baiano João Carlos Cavalcanti para agitar a mídia internacional com informações bombásticas sobre minérios parece sem limites. Há três anos ganhou página inteira no prestigiado New York Times para contar o resultado da descoberta do cinturão de ferro de Caitité. Tanto minério que o colocou no clube dos bilionários internacionais, e dono de casa de R$ 15 milhões nos arredores de Salvador. 
Dessa vez, a noticia não é menos fantástica. Tão bombástica que o empresário passou a noite de anteontem comemorando no “Restaurante Amado”, com a mulher, a mecenas de solidariedade Renilce Cavalcanti, e o filho, o empresário hoteleiro Rodrigo Cavalcanti. “Acabamos de confirmar que na Bahia, na região de Jequié, temos fabulosas minas de terras-raras, com um percentual enorme de cérios”, brindou.
China controla
A notícia não foi divulgada no Brasil, mas já teria rendido a Cavalcanti espaço na mídia internacional. “Uma revista alemã acaba de me entrevistar e vai sair reportagem especial sobre esta descoberta”, deixou escapar, sem revelar detalhes sobre a revista. Apesar do segredo, o interesse internacional tem sentido. Os chamados minerais terras-raras são assunto de uma disputa bombástica entre a China e vários gigantes da economia mundial, como o Japão e Estados Unidos.
Para o leigo, os metais terras-raras podem ser descritos como o material que entra na fabricação dos iPods, carros híbridos, fibras óticas em geral, e principalmente na composição de várias peças dos trens-balas. Para a economia mundial, uma disputa futura que vai substituir a atual guerra do petróleo.
Japão esperneia
Uma reportagem especial do jornal “O Estado de São Paulo”, há duas semanas, mostrou bem porque o baiano João Carlos Cavalcanti pode agora comemorar. Foram informações de que a China colocara 11 minas de terras raras sob o controle do Estado. O país produz 95 por cento dos minerais terras rãs do mundo e quer tirar proveito. O mesmo jornal publicara há dois meses que o Japão andou esperneando porque recebia menos minerais da China.
A reclamação japonesa tem sentido. O Japão é o paraíso dos fabricantes de novas bugigangas tecnológicas e, sem o material chinês, vira o caos. A produção mundial de celulares, iPods e todas as tralhas que até os camelôs baianos vendem estariam seriamente ameaçadas. Mais um brinde a Cavalcanti.
Por Valdemir Santana –Tribuna da Bahia

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."