PACTOS&IMPACTOS

Páginas

17/12/2010

Semente de cacau agrega valor, e vira Fabrica de Chocolates.


Amanhã dia (18-12-010), o governador Jaques Wagner (PT),inaugura um novo estilo de trabalho na agricultura. Com um pouco menos de um século de atraso, chega ao Sul da Bahia, a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar. A célula do projeto nasceu em 1918 e conseguiu funcionar em 1927. A história da criação da fábrica de chocolate em Ilhéus, a Usina Vitória, começou em 1918 com a Associação Comercial de Ilhéus através da sua diretoria que tinha como presidente, na época o Sr. Hugo Kauffmann, que adquiriu do coronel Ramiro Ildefonso de Araújo Castro um terreno para ser construída a primeira usina modelo de secagem, esterilização e beneficiamento dos frutos do cacau.
Verificada a inutilidade das máquinas da usina de beneficiamento de cacau, as quais só se adaptavam aos cereais, propôs os Srs. Hugo Kauffmann & Cia., comerciantes nesta praça, o arrendamento do Prédio para a montagem de uma fábrica de chocolate.
A diretoria considerando os reais benefícios que viriam com a instalação de uma fábrica de chocolate no município resolveu aceitar a proposta dos Srs. Hugo Kauffmann & Cia. tendo na ocasião o presidente da Associação Comercial, o Sr. Leovigildo Penna.
Em 1925 o pioneiro Hugo Kaufman fez uma aliança com Manoel Misael da Silva Tavares dando origem à firma Kaufman & Tavares que foi desfeita em 1942, passando a girar com a antiga razão social, Hugo Kaufman & Cia. No ano seguinte, foi transformada em Cacau Industrial e Comercial S.A.


Em 1927, nascia então, a primeira fabrica de chocolate do Brasil e a segunda da América Latina.
E com ela o marco do processo de industrialização do cacau nos países produtores (1927), quando o pioneiro Hugo Kaufman montou a primeira usina de beneficiamento de cacau de Ilhéus - a Usina Vitória. Daquela data em diante outras indústrias instalaram-se na Bahia, mas o Brasil continua sendo o único país produtor de cacau que industrializa o produto, embora não o faça integralmente. Os demais, africanos e americanos, limitam-se a vender o produto primário, sob a forma de bagas". (Guia Turístico do Cacau, Ed. Panorama, 1964, p. 79).Iniciou-se o processo de industrialização do cacau nos países produtores.
Hugo Kaufmann morreu no dia 30 de abril de 1948 passando a empresa a ser dirigida pelos seus herdeiros o que vem acontecendo até os dias atuais.
Em 1957 a Cacau Industrial e Comercial S.A. inaugurou em Itabuna a Usina Helvética, uma das fábricas mais modernas de subprodutos do cacau". (Estórias da História de Ilhéus, Edições SBS, 1970, p. 234)
O pioneiro Hugo Kaufmann, na industrialização do cacau, que terminou com a venda da Berkau, indústria construída por seu fiho Bernardo, no Iguape, Ilhéus.
Há quase trinta anos a Usina Vitoria foi desativada e de lá para cá, nenhum investimento foi feito no local, nem mesmo vigilância existia. O que acabou em sua demolição em 2008.
Exportador de matéria prima
O cacaueiro sempre foi cultivado para aproveitar-se apenas as sementes de seus frutos, as bagas, que são a matéria-prima da indústria chocolateira. Por séculos o produtor não passava de um mero exportador de sementes secas, o que representam no máximo 10% do peso do fruto do cacaueiro. Os países compradores com estas sementes agregavam valores e conseguiam lucrar muito mais do que seus produtores e assim fez fama dos chocolates no exterior, na industria farmacêutica e etc., sem conhecer nem mesmo ao forma do fruto.
Ajudamos a fortalecer o modelo baseado no sistema do capitalismo globalizado,que explora e esfola os recursos locais (produtor) e enriquece os pólos transformadores.
Novo perfil de produtor
A partir da crise de 1989 foi que o produtor começou a se preocupar realmente com sua propriedade e sua produção e percebe-se que mesmo com toda tecnologia da informação favorável “o novo produtor” é mais presente e participativo. Obviamente que há muito por fazer para corrigir a falta de visão do passado que se preocupava apenas em vender sementes sem agregar valor. Hoje, investe e    inova com um aproveitamento racional do fruto de cacau e passou a industrializar também o suco de cacau, a partir da extração e comercialização da sua polpa. Além do suco e da polpa de cacau pode se fazer ainda geléias, destilados finos, fermentados - vinho, vinagre - e xaropes para confeito, além de néctares, sorvetes, doces e uso para iogurtes. Existe mercado imediato, principalmente para o suco de cacau, tanto no país como no exterior.

Por Ed Ferreira   
Consultas bibliográficas:José Leite de Souza (Fundo do Baú) e Jose Nazal Soub (Minha Ilhéus)e Silva Campos do Livro crônicas da capitania de São Jorge.

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."