PACTOS&IMPACTOS

Páginas

10/12/2010

LULA, MAIS UMA VEZ, EM ILHÉUS

POR: Ed Ferreira




Luiz Inácio Lula da Silva mais uma vez chega a Ilhéus. Até parece que foi ontem quando às vésperas de partir para sua eleição definitiva (2002), visitou Ilhéus e se hospedou exatamente na região da Ponta da Tulha. Hoje sexta-feira (10) o mesmo vem assinar um projeto que tem toda uma relação com a mesma Ponta da Tulha. E foi na mesma Tulha que saboreando uma moqueca de robalo com biribiri, feita por Dulciene Rodrigues, filha do falecido Pescador Badú (dona da cabana do Bobo do São Miguel) que Lula em uma conversa informal prometeu ao Pescador Calambau que se eleito um dos seus primeiros atos seria a criação do Ministério da Pesca, e assim o fez.

O tempo passou e hoje o nosso Lula é um dos homens mais influente do planeta, mesmo assim na véspera do final do seu governo chega a Ilhéus para assinar a ordem de serviço referente à construção do primeiro trecho(1F) da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai de Ilhéus à Caitité, no oeste baiano. Esta obra que tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do Brasil e em particular para o Oeste e Sul da Bahia.

De acordo com José Francisco das Neves, presidente da Valec que gosta de ser tratado como “Juquinha”, a ferrovia, que integra um complexo intermodal formado por porto, aeroporto e novos acessos rodoviários, dinamizará o escoamento da produção da Bahia, através de ligação do estado com outros pólos do país. A ferrovia ligará as cidades baianas de Ilhéus, Caetité e Barreiras a Figueirópolis e quiçá ao Acre e ao pacifico.

Será formado um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha, abrindo ainda uma nova alternativa de logística para portos situados no norte do Brasil e que são atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás. “Com a palavra o Presidente da Valec”.

O evento contará com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do deputado Geraldo Simões e demais lideranças regionais.

Quem marcará presença também é o COESO (Comitê das Entidades Sócias) que estará entregando também ao Presidente Lula uma lista de reivindicações.

O povo de Ilhéus e região abraçam a iniciativa do Presidente Lula em investir no Complexo Intermodal que paulatinamente estará mudando o perfil econômico da região promovendo a dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além de geração de empregos diretos e indiretos. Ele deve fomentar o desenvolvimento agrícola do oeste do estado, cuja previsão é de produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. Os principais produtos a ser transportados são soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."