PACTOS&IMPACTOS

Páginas

21/09/2011

Entrevista de Henrique Almeida causa polêmica e desagrada aos membros do Istituto Pensar Cacau



A TV Mercado desta semana trouxe à tona um novo olhar para as questões debatidas entorno da cacauicultura. De forma muito lúcida na entrevista os Srs.Henrique Almeida e Raul Vale mostram o outro lado dos bastidores. Henrique Almeida, inteligente, bem informado joga ... a verdade no ventilador. Este não poupou palavras para personalizar aqueles que jogam contra a Ceplac

Com a entrada do clone plantados desde de 1973 , sempre foi constatado a morte de plantas em anos subseqüentes a exemplo dos clones Theobahia e do CCN51.
A tese hoje escancarada pelo presidente da APC mostra bem claro que por trás do documentário vassoura de bruxa há muito mais de má fé do que realismo. O reflexo desta entrevista mostra o lado obscuro do comportamento de alguns produtores de cacau.
A entrevista deve ter tirado o sono de muitos cacauicultores, principalmente daqueles que alimentavam esperanças no documentário Vassoura de Bruxa.
Fontes me disseram que alguns produtores envolvidos no IPC, chegaram a sugerir ao Gonçalo Pereira que retirassem a entrevista do ar. Chegaram a travar o link para que as pessoas não tomassem conhecimento, demonstrando claramente que a verdadeira intenção do grupo é manipular a informação para poder alcançar seus objetivos.

Vejam o comentário de um dos membros da Lista do cacau enviado por uma fonte:" Inicialmente devo dizer que fiquei espantado com os termos empregados pelo Henrique. Creio ser um desserviço para o setor e um desrespeito perante a audiência da TV Mercado. Aliás, em vista da crescente importância dessa mídia no nosso meio, vou sugerir aos colegas que criem um código de ética para as entrevistas. Tenho absoluta certeza que não coadunam com o linguajar empregado pelo entrevistado, que desrespeitou frontalmente a todos. Sugiro mesmo que esse material seja retirado do ar e a entrevista seja refeita. Mesmo para os cacauicultores, não é adequado que um pretenso representante do setor se apresente dessa forma. Isso denigre fortemente a classe e dá uma demonstração de amadorismo, provincianismo e coronelismo, coisas que queremos esquecer. "
Um comentário corajoso de um Presidente de uma Associação e que acusa fortemente de cretinice aqueles que tentam sujar a imagem da Ceplac.

Perguntas que volta a tona:
Quem será que introduziu o mal do facão ?
Será que foi Timoteo Pinheiro?
Teremos que fazer um novo documentário para o governo Federal perdoar nossas dividas?

Por Ed Ferreira

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."