Por volta das 05:30 desta segunda-feira (24), no distrito de Sambaituba, treze policiais da RONDESP e PETO (PMs), prenderam uma quadrilha que há um bom tempo vinha aterrorizando a orla norte de Ilhéus com a praticando de assaltos à mão armada contra turistas e moradores.
Foram presos em flagrante: Maicon Pacheco,Uelinton Carlos Pereira do Santos, Tiago Lima Santos, Rodrigo Conceição e mais 6 menores, 3 homens e 3 mulheres.
Crédito: fotos Corporação PM |
De acordo com os policiais envolvidos na operação, no último sábado (22), o bando fortemente armado assaltou uma família nas proximidades do loteamento Jóia do Atlântico. “Só não fizeram uma vítima fatal porque dispararam contra uma mulher que se encontrava dentro de um veículo e a bala acabou acertando o encosto do banco onde a mesma estava sentada.”
A operação foi comandada pelos serviços de inteligência de duas companhias da PM de Ilhéus (69ª e 70ª) dirigidas pelo Major Perdiz (RONDESP-RS) e Major Riccio PETO (Pelotão Tático Ostensivo).
Os componentes da quadrilha estavam escondidos em 4 casas diferentes. Alguns tentaram fugir, mas no momento da prisão não ofereceram resistência. Os soldados encontraram armas cocaína em uma das residências revistadas.
Histórico desse pelotão Especial
As Rondas Especiais (RONDESP), foi criada inicialmente como uma Subordinada do Comando de Policiamento da Capital (CPC), criada em 15 de maio de 2002. A região Sul, depois da Reforma dos batalhões, passou também a ter uma unidade que tem como objetivo fornecer à população das cidades que compõem a Região Sul, um apoio na atividade de segurança pública, além de servir de tropa de reforço operacional móvel nas diversas áreas de atuação das Unidades Operacionais.
Missão
Complementar as ações policiais-militares das Unidades Operacionais da RS, no policiamento ostensivo ordinário, de forma preventiva e repressiva. Antecipar ao emprego do BP Choque em situações de grave ameaça da ordem pública.
Complementar as ações policiais-militares das Unidades Operacionais da RS, no policiamento ostensivo ordinário, de forma preventiva e repressiva. Antecipar ao emprego do BP Choque em situações de grave ameaça da ordem pública.
Combater os assaltos às agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios, carros de transportes de valores e outros crimes.
Atualmente, a RONDESP-RS, classificada como primeira Tropa de Reação do Comando do Policiamento do Interior.
A RONDESP-RS atua também na operação Visão Noturna, diariamente, lançando viaturas com 04 PM, para coibir as ações delituosas contra veículos automotores e seus usuários. Esta operação é integrada com outros pelotões especiais da PM e com a Polícia Civil e tem apresentado excelentes resultados além de estar regulamentada pelo Plano de Operações nº. 007 – Coordop/PM/2003.