A Empresa Rio Tinto Desenvolvimentos Minerais faz estudos preliminares no município de Ilhéus visando ampliar o potencial de operação integrada de bauxita nas regiões Sul e Sudeste da Bahia, incluindo mina, refinaria e logística associada.
A representante da Empresa , a geóloga Patrícia Garcia se reuniu com o secretário Alisson Mendonça (Planejamento, Indústria, Comércio e Agricultura).
Ao justificar a presença da mineradora anglo-australiana em Ilhéus, a geóloga disse que os trabalhos estão em fase inicial. Ela ressaltou que o momento ainda não era apropriado para falar sobre investimentos, geração de emprego direto e indireto, estrutura operacional ou capacidade de produção, pois tudo depende do material a ser encontrado. Declarou que caso aconteça essa descoberta ela está inserida no complexo intermodal da ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul, em Ilhéus.
Rio Tinto Desenvolvimentos Minerais é considerada a segunda maior mineradora do mundo, com a compra da canadense Alcan Inc., pretende criar a maior produtora de alumínio do planeta. Segundo a mineradora, o negócio vai ajudar a diversificar sua força em minério de ferro e cobre, além de impulsionar sua posição no mercado de alumínio. Com cerca de 90 mil empregados a empresa está presente em 50 países e é considerada líder mundial na indústria integrada de alumínio.