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12/11/2010

VOANDO ALTO


Quase metade dos aeroportos baianos será restaurada.

Dos 78 aeroportos administrados pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), pelo menos 32 vão receber algum tipo de melhoria. Só neste ano, o Órgão já iniciou obras em 20 terminais aeroportuários, e os 12 restantes já têm projetos elaborados. Todos passarão por restauração total do terminal de passageiros e da pista de pouso e decolagem, além do fechamento da área patrimonial, ou seja, construção de muros ou cercas, impedindo, assim, o acesso de pedestres e animais na área restrita.

Com as intervenções, muitos aeródromos que estavam interditados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por falta de segurança, voltarão a operar voos normalmente, como é o caso de Abaré, Prado, Itaberaba, Valente e Souto Soares, cujas obras já estão em fase de conclusão e devem ser entregues até o final deste ano.

A iniciativa não só restabelece a operacionalidade dos instrumentos, como pode ser o pontapé inicial para atrair novos investimentos para a Bahia. “Um estado com a dimensão territorial como o nosso não pode depender, em sua maioria, do transporte terrestre. Um plano de logística e de infraestrutura aeroportuária é imprescindível para alavancar a nossa economia. Pensando nisso, elaboramos projetos para recuperar todos os aeroportos, iniciando, é claro, pelos estratégicos de cada região”, observou o diretor geral do Derba, Berchris Requião.

Desde que iniciou o projeto de restauração, em janeiro, o Derba concluiu obras em sete aeroportos estaduais: Irecê, Xique-Xique, Santa Maria da Vitória, Correntina, Ibotirama, Mucugê e Barra. Os municípios de Feira de Santana, Paramirim, Ituberá, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Campo Alegre de Lourdes e Cipó também estão sendo contemplados com os mesmos serviços e, em muitos, as intervenções estão em ritmos acelerados, faltando pequenos detalhes, como pintura e sinalização, para serem reinaugurados.

No cronograma de obras do Departamento para 2011 consta a recuperação de outros importantes aeródromos, a exemplo de Porto Seguro, Barreiras, Belmonte, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Canavieiras e Palmeiras. As obras contam com recursos próprios e do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). Também para o próximo exercício, está prevista a implantação da brigada de incêndio do Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Além disso, pista de pouso e decolagem será reformada e ampliada. A estimativestimativa é que sejam gastos aproximadamente R$ 850 mil com a execução dos serviços.

Já as cidades de Vitória da Conquista e Ilhéus ganharão um novo aeroporto, cada. Ambos, mais afastado do centro urbano. Só a primeira, receberá um investimento da ordem de R$ 80 milhões para construção de um sítio aeroportuário com pista de 2.300 metros de extensão, o que viabilizará o pouso e decolagem de aviões de grande porte, resultando no desenvolvimento de toda a região Sudoeste.

Mesmo com o projeto bem adiantado, o Derba não deixou de destinar atenção ao atual aeroporto de Conquista. Para oferecer mais conforto e segurança aos usuários, o Departamento já está executando a ampliação e pintura do terminal de passageiros, do saguão, sanitários e implantação de salas de embarque e desembarque climatizadas.

Já Ilhéus, um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, vai ganhar um novo aeroporto – maior e mais moderno que o atual – para atender a crescente demanda, que anualmente desembarca naquela cidade. Um terreno de mais de 7,5 mil m², ou seja, com extensão superior a 756 hectares, localizado nas proximidades da BA 001, numa região conhecida como Ponta da Tulha, foi a área definida para construção do novo empreendimento, já que o atual encontra-se dentro do centro urbano e opera com restrições, devido ao desenvolvimento do município.

Para executar o projeto, o governo do Estado, através Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e do Derba, já garantiu um aporte financeiro no valor de R$ 155 milhões, sedo que 90% da verba será destinada pela Infraero e os 10% restante oriundos dos cofres públicos.

“Nossa parceria com a Infraero vai além. A empresa é quem administra o aeroporto de Salvador, mas o Derba está intermediando as negociações para auxiliar na questão ambiental e viabilizar uma ampla reforma, já visando atender as exigências da Fifa para realização da Copa de 2014 em nossa cidade”, salientou Requião.

Por Catiane Magalhães
catiane@derba.ba.gov.br

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