Pouco mais de uma semana após o Conselho Gestor da APA Lagoa Encantada/Rio Almada emitir anuência ao projeto do Terminal de Embarque Privativo da Bahia Mineração (BAMIN), que será construído em Ilhéus, a Valec Engenharia recebeu nesta segunda-feira (23) as propostas para a construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará Ilhéus a Barreiras. Por esse trecho a BAMIN transportará a produção anual de 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro da mina que será construída em Caetité até o Terminal de Embarque da Ponta da Tulha, no litoral baiano.
Segundo Clovis Torres, vice-presidente da BAMIN, a mineradora está confiante “e temos grande satisfação ao ver aberto o processo concorrencial da Ferrovia Oeste-Leste com a participação de empresas da maior credibilidade no setor de construção, o que dá a segurança para a BAMIN e seus investidores de que a FIOL é uma realidade”. A Bahia Mineração será uma das clientes da Ferrovia, ou seja, uma das empresas que irão comprar capacidade de tráfego. A FIOL também servirá para escoamento da produção de grãos na região.
O trecho entre Ilhéus e Barreiras, na Bahia, possui 1.022 quilômetros e tem obra estimada em R$ 4,2 bilhões. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia Oeste-Leste é projetada para chegar até Figueirópolis, no Tocantins, onde irá se integrar à Ferrovia Norte-Sul, totalizando 1.526 quilômetros de extensão e investimento na ordem de R$ 6 bilhões.
A previsão é que ainda em setembro comecem as obras de construção da Ferrovia e que até o final de 2012 esteja concluído o trecho entre Ilhéus e Caetité, no semi-árido baiano. Até 2013 todo o primeiro trecho da FIOL até Barreiras deve estar finalizado. A BAMIN pretende iniciar as operações do Projeto Pedra de Ferro no início de 2013, projeto este que contribuirá para que a Bahia alcance o terceiro lugar na produção de minério de ferro no País.
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