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16/06/2010

SEM O PORTO DE ILHÉUS, NÃO TEM Z P E


       O estado da Bahia tem mais de 1.050 quilômetros de costa, estando a Baia de Todos os Santos no extremo norte dessa linha, local onde estão instalados todos os equipamentos logísticos da área portuária que, a cada dia mais, recebem investimentos para sua modernização.

Abaixo desse ponto, existem cerca de 900 quilômetros de uma vasta costa que não possui nenhuma estrutura portuária que suporte a demanda existente e, ainda, promova o desenvolvimento de uma grande área, a maioria do território baiano.

O Porto de Ilhéus recebe comentários que não refletem suas potencialidades, mas sim, que o desclassificam, com alegação de que não existem cargas, daí a não vinda dos investimentos.

No entanto a concentração dos investimentos portuários privados na baia de todos os santos com a cobiça nas cargas direcionadas aos portos públicos, através de manobras de grupo políticos, conforme denuncias da “Terra Magazine, revista eletrônica do Portal Terra”De acordo com Libério Menezes, operador do terminal de Ilhéus, os técnicos alegam que não podem destinar verbas para obras de infra-estrutura e dragagem para o Porto de Ilhéus, pois não existem cargas a serem movimentadas. Podemos responder que não existem cargas por termos perdido a tradição de sua operacionalidade aqui em Ilhéus. O porto ficou raso, e com o assoreamento perdeu sua profundidade, seu cais tem o mesmo comprimento de quando foi inaugurado.

Contrapondo a tudo isso, os navios cresceram em comprimento e em calado e o Porto de Ilhéus nunca recebeu obras de modernização, para acompanhar a evolução tecnológica dos novos navios.

Se o Porto de Ilhéus permanece esquecido, a região não se desenvolve, pouco adiantando as ações pontuais do governo se não tiver uma logística favorável que analise o fortalecimento das indústrias fora do eixo da capital, Salvador, e Baia de Todos os Santos.

Hoje, a logística que pode ser oferecida é fator competitivo e preponderante para que uma indústria decida se instalar em determinado local, e, desse modo, vemos que nenhuma industria se instalará em qualquer ponto da nossa região se tiver que gastar altas somas com frete rodoviário, pelo transporte de seus produtos ou de seus insumos, desse local até um porto distante.

Se o Porto de Ilhéus fosse pleno em capacidade instalada, o que é uma obrigação de estado, evitaria parte da evasão de mercadorias, pois o Porto de Ilhéus estaria mais próximo das industrias instaladas em sua região de influência, e podemos citar como cidades industriais: Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Eunápolis, Belmonte, Vitória da Conquista, Jequié e por aí vai, chegando até a região produtora de frutas e minérios.

Complexo Multimodal

Hoje existe a expectativa do Complexo Multimodal. Todos nós lutamos pela vinda do Porto da Bamin e do Porto Sul e temos defendido a sua instalação por termos certeza que o Complexo Multimodal será importante para o desenvolvimento, entretanto, temos afirmado, também, que o Porto Bamin movimentará minérios da empresa e que o Porto Sul movimentará outras cargas. Só que o da Bamin será construído nos próximos dois a três anos e o Porto Sul será objeto de novas audiências e processos, demandando mais tempo para sua conclusão. “Esses dois portos operarão com navios de grande porte, com mais de 150 mil toneladas de carga e calado de 20 metros”, diz Menezes.

A Importância do Porto de Ilhéus

O Porto médio, para navios de até 70 mil toneladas de carga e calado de 14 metros, sempre será o Porto de Ilhéus, bastando pequenos investimentos de dragagem, ampliação de cais e complemento do aterro da retro área.

Enquanto o estado da Bahia insistir em desconsiderar a localização e função estratégica do Porto de Ilhéus, continuará o nosso estado a sofrer com a evasão de cargas, não descentralizará o desenvolvimento, não criará novos postos de trabalho contribuindo para uma alta taxa desemprego em uma vasta região deste estado. A região metropolitana, que já está aquecida com instalação constante de indústrias e modernização de seus portos, continuará a exercer o papel de centralizadora da economia baiana. Desabafa “ Emerson Tavares, presidente dos Estivadores de Ilhéus”

Mensagem dos empresários de Ilhéus e operadores portuários:

“-Deixamos aqui um alerta aos grandes técnicos capitalistas, aqueles que só vêem desenvolvimento se for na capital: Quando se fala em Zona de Processamento de Exportação, Z P E, como um dos grandes vetores a solução de emprego e renda para Ilhéus e região, pois terá em sua área grandes industrias, estão se esquecendo que esse grande empreendimento necessitará de um porto para operacionalizar a demanda de suas cargas e esse porto tem de estar próximo de Ilhéus, só se concretizará se o Porto de Ilhéus for capacitado e modernizado, pois as cargas da ZPE tem de ser operacionalizadas em um terminal com as características do Porto do de Ilhéus.” – Concluindo - Se o Porto de Ilhéus não tiver capacidade, por onde serão operacionalizadas as cargas da ZPE de Ilhéus ? Será que os investidores estariam dispostos a grandes custos com fretes rodoviários? Os investidores devem ser alertados das informações sobre a logística em Ilhéus no ato em que visitarem as Secretarias do governo da Bahia.

Esta vai ser a pauta do próximo dia 18 de junho, às 9:00 horas da manhã, quando um grupo de empresários,políticos e movimentos sócias, estarão visitando o porto de Ilhéus e realizando um ato para alertar sobre as manobras que estão tirando as cargas do Porto de Ilhéus para os portos privados de Salvador.

Ed Ferreira

fotos.edferreira@gmail.com

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"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."