PACTOS&IMPACTOS

Páginas

14/12/2010

Pescadores recebem curso de mecânica marítima

foto: Ed Ferreira



Diversos pescadores baianos poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade a partir do natal. Os profissionais estão participando de um curso de Mecânica de Motores Marítimos, que irá ajudá-los a resolver problemas antes das viagens ou mesmo emergências em alto mar. As aulas são fruto de um convênio entre o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Bahia Pesca. A primeira turma começou com 16 alunos. As aulas começaram na segunda-feira (13/12) e vão até o dia 23. Em seguida  será aberta vagas para outros pescadores, Quem confirma é o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que participou da aula inaugural. A carga horária do curso esta prevista para 100h.
O conhecimento adquirido servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a auto-estima dos pescadores, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras, além de abrir um leque profissional novo. Quando um motor quebra em alto mar causa um verdadeiro transtorno, com este curso aumenta à confiança dos pescadores em alto mar. A primeira turma chega a Ilhéus no dia 19 de dezembro e estará aportando no terminal de pesca na Baia do pontal, já em obras. A turma tem (4) pescadores de Ilhéus, além de Santa Cruz de Cabrália, Canavieiras, Prado, Cumuruxatiba, Remanso e Sobradinho.
Entre os temas das aulas estão os princípios de funcionamento dos motores, componentes do sistema, gases de escape, dentre outros.

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Cacau - Bolsa de Nova Iorque (NYBOT)
Fonte: Investing.com
Contrato - Mês Preço (US$ / ton) Variação (Pontos)
Maio/25 10129 -42
Julho/25 9919 -32
Setembro/25 9487 -43
0
Fech. 14/05/2025

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."