PACTOS&IMPACTOS

Páginas

15/02/2011

GOVERNADOR DA BAHIA PEDE MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO PORTO SUL



O reajuste dos servidores, a estruturação do sistema regulador de serviços públicos, a criação do Fundo do Idoso e do Conselho de Comunicação, o fortalecimento das instâncias que tratam das pessoas com deficiência, a Lei Orgânica da Cultura, o aprimoramento do Programa de Organizações Sociais e a instituição do Sistema de Esporte e Lazer foram as linhas gerais da mensagem que o governador Jaques Wagner leu na  17ª Legislatura na Assembléia Legislativa da Bahia.

No início da leitura, Wagner fez um balanço das ações do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), Luz para Todos, Água Para Todos e dos programas de saúde pública. O tema Segurança Pública foi destaque no discurso do governador. O "Pacto Pela Vida" é, de acordo com o Wagner, uma necessidade urgente para o enfrentamento à violência. O Pacto deve envolver os três poderes, a partir de ações transversais das diversas secretarias. Foi anunciado ainda o envio de projeto de lei para a criação da Secretaria de Administração Penitenciária e da Superintendência de Apoio aos Usuários de Drogas.

Ferrovia e Porto Sul

O governador disse aos parlamentares que, em julho deste ano, a presidenta Dilma Rousseff vai visitar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Ele conclamou a Bahia a comprar a briga pela implantação da ferrovia e do complexo intermodal Porto Sul. Segundo Wagner, forças políticas de outros estados não querem a construção do complexo, que envolve também o novo aeroporto de Ilhéus, infraestrutura fundamental para o futuro da Bahia. "É preciso que, como em outros momentos, a imprensa baiana e o Legislativo, que combateram a divisão da Bahia, levantem a bandeira do Porto Sul".
Na mensagem, Wagner observou que o Porto Sul está entre as prioridades máximas da atual gestão e conclamou os parlamentares a se engajarem no apoio ao projeto. “A partir de 2007, o Governo do Estado elaborou um conjunto de ações que estão em implementação, contribuindo para a Bahia superar o desafio histórico da existência de uma infraestrutura logística precária”, disse o governador, lembrando que essa carência “dificultava a atração de investimentos e retardava o desenvolvimento do Estado”.
Jaques Wagner salientou que somente a Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) irá gerar 30 mil empregos diretos quando entrar em operação. Segundo ele, a Fiol facilitará o escoamento de grãos produzidos no oeste baiano e minério da região sudoeste. Ainda de acordo com o governador, essa infraestrutura irá dinamizar a economia baiana e promover a integração econômica do Estado.

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."