PACTOS&IMPACTOS

Páginas

23/02/2011

A FEBRE DAS ONGS NO BRASIL



“Por trás dos discursos conservacionistas, protecionistas há um jogo de interesses muito mais preocupante, o enriquecimento ilícito.”

A revolta dos brasileiros contra as ONGs cresce a cada dia e aos poucos, o véu da realidade vai caindo, através dos escândalos demonstra o quanto eles estão mergulhados no podre poder para influenciar nas tomadas de decisões.

Qual é o verdadeiro papel de uma ONG? Na prática elas deveriam facilitar, desburocratizando os processos de repasses de verbas, fazendo o papel do Estado naquilo em que a lei cria obstáculos. No entanto o seu trabalho deveria, obrigatoriamente, ser bancado com recursos próprios e não estatais, com as arrecadações das sociedades mantenedoras e doações, afinal o que prega a sigla é Organização não Governamental sem fins lucrativos!. Ao contrario, viram intermediário entre os recursos estatais e a população fim . Vejamos o exemplo da ONG Floresta Viva que funciona como agente intermediador entre o Estado e as comunidades do município de Uruçuca. A Prefeitura tem que fazer um convênio com uma ONG e não com o Ministério que esta transferindo os recursos. A formula é mágica, cria-se as ONGs que recebe dinheiro do Estado para fazer um trabalho social, que deveria ser papel do próprio Estado. O Congresso até que já tentou fazer uma CPI das ONGs. Não chegou a lugar nenhum. Hoje, elas são uma das principais fontes de escoamento irregular de dinheiro público. Quando não são ladrões, promovem o enriquecimento ilícito.

Vejamos o último exemplo que aconteceu com o Programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes. Em vez de as cidades cuidarem do convênio com a pasta, isso fica a cargo de uma ONG, comandada por pessoas do mesmo partido do ministro Orlando Silva: o PC do B.

Não é por acaso que o grupo que mais cresce no país é os “ongueiros”, afinal recebem um cheque em branco sem a menor necessidade de prestar contas.

Na atualidade as ONGs sob a batuta dos euros e dólares tentam de todas as formas barrar qualquer tipo de desenvolvimento do Brasil . Dentre os países, o que detém uma condição edafoclimática especial (celeiro do mundo) é o nosso, e se tornou objeto da cobiça e do jogo econômico das nações que controlam as principais commodities e usam as ONGs internacionais que por sua vez cooptam as nacionais para fazer o papel de protetor. Alguém tem o controle de quanto recebe de doações internacionais a SOS Mata Atlântica, WWF,Greenpeace?
É claro que há uma minoria que foge dessa regra, mas com muita raridade.

Por Ed Ferreira

BAHIA MINERAÇÃO

BAHIA MINERAÇÃO
FELIZ 2011

Noticias Agricolas

Mensagem do Dia

Neocolonialismo

"Há hoje em curso um movimento orquestrado pelo egoísmo onde grandes empresas nacionais e estrangeiras, somam grandes áreas, expulsando aos poucos, os pequenos produtores familiares, através da aparente legalização da compra de terras. E não é só no mundo do agronegócio mas também no imobiliário litorâneo."